Olá! Eu sou o Chico Canella e essa é Um bom dia para uma boa semana! Uma newsletter quase semanal sobre temas quase cotidianos.
Texto cheio de voltas, menos conclusivo do que outros, mas igualmente importante rsrsrs
Todo mundo já viu aquele vídeo do programa Namoro na TV do Silvio Santos no qual as pessoas se apresentam e falam suas idades? Esse aqui! Bom, rolou um alvoroço pelas pessoas não aparentarem a idade que tem. E isso pra mim entra numa discussão maior não só sobre aparências como também sobre uma demora de amadurecimento geracional e esse medo etarista de envelhecer ou parecer velho.
Em 2010, o músico Arnaldo Antunes lançou o disco Ao Vivo Lá em Casa. Como o título diz, o álbum é ao vivo e foi gravado na casa do artista. Nas palavras que disse antes da performance da canção Envelhecer, Arnaldo, prestes a completar 50 anos, dedica a música a si mesmo e a todos que enfrentam e afrontam o medo de envelhecer. Achei muito curioso isso e fiquei morrendo de vontade de perguntar pra ele como se sente agora prestes a fazer 65 anos, depois de uma turnê enorme com os Titãs e com o lançamento de seu último disco com parcerias incríveis como as de Ana Frango Elétrico, Vandal e badalado David Byrne. Se alguém tiver o email ou o zap do Arnaldo Antunes me passa pra perguntar a ele.
As aparências podem enganar. Como enganam no vídeo do Silvio Santos. Como também enganam na atualidade com tamanha quantidade de procedimentos estéticos. Eliminam rugas, eliminam cabelos brancos, levanta isso, infla aquilo. Porém para além de uma dificuldade com a questão estética, há também essa questão com o amadurecimento em si. Na última newsletter do André Carvalhal, ele aponta o crescimento de um termo chamado “Kidult” (criandulto, garodulto) e como cada vez mais as marcas (sempre as marcas) estão investindo em colecionáveis que conversem com essas pessoas, cujas conexões com a infância ou com a nostalgia da infância influência diretamente no seu consumo. Texto do André na íntegra AQUI.
Parece existir uma vontade de pausar o tempo e poder curtir tudo que há de melhor no hoje no qual sou o adulto. Assistindo junto com minha esposa a novela Vale Tudo, sacamos como as personagens da Raquel (Thais Araújo) e Odete Roitman (Debora Bloch) tem um tom diferenciado da versão original e cujos valores se reapresentam de uma maneira diferente. Raquel e Odete representavam, numa época em que o Brasil saia de um período de ditadura com a economia no chão, dois pólos opostos. Uma que acreditava nos valores e outra que achava que nesse país nada prosperava. E na versão atual, Raquel acaba sendo uma idealista (não só pela questão ética, mas por como aborda e acaba enxergando o mundo), enquanto Odete experimenta uma fase “fada sensata”. Ao reconhecer em seus filhos pessoas mimadas que tem tudo o que querem e não sabem ouvir não como resposta. Pessoas que se mantém num lugar de “não crescer” para não enfrentarem uma vida na qual decisões precisam ser tomadas. Odete passou de inimiga pública nº 1 do Brasil na trama original, para uma pessoa sensata com quem o público se identifica.
Tudo isso tem a ver com envelhecer com querer ou não querer. Na canção de Arnaldo, num determinado momento ele canta:
“Pois ser eternamente adolescente nada é mais demodé
Com uns ralos fios de cabelo sobre a testa que não para de crescer
Não sei por que essa gente vira a cara pro presente e esquece de aprender
Que felizmente ou infelizmente sempre o tempo vai correr”
As únicas pessoas que não envelhecem são as que não vivem tempo o suficiente para envelhecer. A pressão estética, os tabus do que pode ser comunicado ou não existem. Porém tentar perpetuar algo tão volátil quanto o tempo faz a gente virar a cara pro presente e esquecer de aprender. Se eu puder escolher vou falar como Arnaldo: “Não quero morrer pois quero ver / Como será que deve ser envelhecer”
Caso vocês gostem das discussões aqui levantadas e tenham vontade de responder, realmente estou aqui para trocar essa ideia. Além disso, se gostarem do conteúdo, indiquem para amigos que vocês acreditam que se beneficiarão desse papo.