Discussão sobre este post

Avatar de User
Avatar de Vicente Rocha

O comportamento da Jéssica incomodava a família que a recebe em São Paulo porque foi esperado que ela perpetuasse a atitude de servidão… tanto que quando ela passa na segunda fase da fuvest e o filho deles não, isso abala todo mundo. Que sigamos contradizendo o que esperam de nós!

Expand full comment
Avatar de Marina  Motta

Adorei o texto, Chico! Você me fez pensar em duas coisas: 1. A certeza de que os grupos dominantes “merecem” ser dominantes é tão forte no Brasil que muitos grupos dominados nem concebem a ideia de uma sociedade mais igualitária.

Muitas empregadas domésticas não acreditam na possibilidade de um dia serem tratadas pela sociedade com o mesmo respeito que as patroas.

A noção de que um homem branco rico que usa terno (tipo os chefes das Lojas Americanas que cometeram um crime financeiro gigante) merece ser tratado melhor pela Polícia do que uma pessoa negra que usa boné (tipo os caras que tão no comércio varejista de drogas) é muito enraizada na gente.

2. Por essa naturalização da dominação é tão comum a ideia de que o pobre tá causando incômodo no rico e cabe a ele se adaptar pra poder existir (e vender sua força de trabalho) no mundo que pertence aos ricos.

Quem “tá certo” é o rico, é o homem, é o hétero, é o branco, é o cristão - cabe às minorias políticas incomodarem o mínimo possível. Só assim “ganharão” a possibilidade de viver com direitos mínimos.

Expand full comment
Mais um comentário...

Nenhuma publicação